segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Cibercultura um novo estilo da cultura tecnológica


* O ciberespaço. Uma alucinação consensual vivida quotidianamente por dezenas de milhares de operadores em todos os países... Uma representação gráfica de dados extraídos das memórias de todos os computadores do sistema humano. Uma complexidade impensável. Traços de luz dispostos no não-espaço do espírito"
W. Gibson


A cibercultura é fruto de novas formas de relação social. Esse fenômeno se deve ao fato de, nos meios comunicação modernos, pode haver a possibilidade de pessoas e equipementos trocarem informações das mais variadas formas.


Dentro desse espaço, existem várias redes socias, de compartilhamento de arquivos, músicas, jogos, chat, listas, blogs, twitter, email e várias outras formas de interação e troca de informações. Todas essas ferramentas de comunicação são utilizadas por pessoas de raças, classes sociais, religiões difentes. Que buscam um único objetivo, expressar suas ideias, tornar pública sua opinião em relação aos diversos temas que surgem na sociedade.

É nesse ciberespaço e através dessa relação nas redes telemáticas que está acontecendo o fenômeno planetário a CIBERCULTURA que segundo André Lemos " A cibercultura é produto da digitalização dos media, do advento de um fluxo de mensagens planetário, mudimodal e bidirecional, em que o receptor torna-se, também, um emissor potencial".


Os blogs são hoje umas das mais expressivas formas de comunicação da cibercultura." A cibercultura cria um novo estilo de cultura tecnológica. A vida social moderna foi concebida segundo imperativos da racionalidade administrativa e tecnocrática, cuja face emblemática é o que descrevemos como tecnocultura". André Lemos.


Finalizo dizendo que Cibercultura : não é a cultura dos fanáticos da internet, é na verdade, é uma transformação profunda da noção de cultura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário